segunda-feira, 5 de outubro de 2015

                                                    Isolacionismo cubano
Nossa nação, Cuba, obteve a sua independência da Espanha de maneira tardia. Para nos mantermos uma nação independente, evitamos alguns conflitos com os Estados Unidos cedendo a eles o território de Guantánamo. Tal benefício foi mantido por Fulgêncio Batista, que por meio de uma rebelião dos suboficiais do exército tornou-se chefe do Estado-Maior. A influência política de Batista depois de tal feito crescia de uma maneira tão inesperada, que o possibilitou de, até, instaurar uma ditadura em 1952, com o apoio de empresários locais.
 Nós, cansamos de ser constantemente saqueado pelos consecutivos governos, começamos a organizar movimentos de oposição e de tomada de poder. Esses movimentos eram organizados por líderes como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos, Raúl Castro e o argentino Che Guevara, juntos, acabaram ocupando vilas, povoados e cidades internas. O nosso movimento de libertação popular ganhou força em 1º de janeiro de 1959, quando, Fulgêncio Batista, sentindo-se encurralado, fugiu de Cuba para a República Dominicana.
 Com a saída de Fulgêncio do poder, nosso líder, Fidel Castro foi indicado para o cargo de primeiro-ministro. Com isso, acabou ditando novos rumos para a revolução implementando um novo estado. Entre as mudanças, é possível citar a reforma agrária e a reforma urbana, na qual aconteceu à nacionalização das refinarias de açúcar, que na maioria eram de empresários norte-americanos. O nosso governo enfrentou os Estados Unidos, a maior potência capitalista mundial, que por sua vez, parou de importar o nosso açúcar , assim, nossa querida pátria voltou seu mercado para a URSS. E assim nos tornamos uma nação socialista.
 Nós encontramos outros meios para se sobreimpor diante da medida econômica adotada pelos E.U.A, que rompeu ligações diplomáticas com  agente. comandando uma invasão ao nosso país mas acabou fracassando. Com a aliança a URSS,  organizamos novos ataques ao governo norte-americano. Nossa nação foi expulsa da OEA sob a acusação de promover a guerrilha, mas por causa das políticas norte-americanas. Alguns países romperam o acordo e reataram relações diplomáticas e econômicas com agente.


 Componentes:Camilo,Gledson, Pedro Vitor e Yan Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário